JLPT ou Nihongo Nouryoku Shiken (日本語能力試験) se trata de um teste de língua japonesa, focado no público estrangeiro. Através deste, é possível obter um certificado, usado para diversos fins, como facilitar a entrada no país, seja por meio de estudo, ingressando em alguma instituição de ensino ou a trabalho, facilitando a busca por empregos.
Essa prova é aplicada no mundo inteiro e seus níveis uma vez concluídos podem ser reconhecidos por todas as instituições japonesas.
Como fazer?
Esse teste ocorre duas vezes ao ano no Japão e em alguns países 1 vez, já no Brasil pela primeira vez será realizado 2 vezes. Geralmente os testes ocorrem no mês de dezembro e julho.
O custo para fazer a inscrição, pode custar de 150R$ a 240R$ a depender do nível. Valor pago através de um boleto emitido após o preenchimento do formulário no site CBLJ (www.jlpt.org.br).
As provas são geralmente realizadas em instituições parceiras do JLPT ou Centros de Língua Japonesa, você pode checar a lista de locais Clicando aqui.
Para realizar a prova, levar lápis número 2 ou HB, borracha sem capinha, comprovante de inscrição e documento com foto. Não é permitido o uso de caneta de qualquer cor, o exame deve ser realizado a lápis. Durante as provas não é permitido o uso de qualquer equipamento eletrônico. Desligue ou deixe-os no mudo. Já houve casos de participantes desclassificados por alarmes tocarem durante a prova.
Para efetuar o JLPT você deve também escolher o nível de conhecimento desejado. Você pode efetuar um teste para testar seu conhecimento e descobrir qual é seu nível aproximadamente Clicando aqui, ou pode continuar lendo nosso post e conferir o conteúdo e formato da prova, para ter uma ideia do que irá encarar.
Para mais informações de datas, vencimentos, procedimentos relativos à pandemia e entre outros, Clique aqui.
Qual o conteúdo das Provas?
N5
Ler e entender expressões e frases típicas escritas em hiragana, katakana e kanji básico.
A pessoa é capaz de ouvir e compreender conversas sobre tópicos encontrados regularmente na vida cotidiana e em situações de sala de aula, e é capaz de captar as informações necessárias de conversas curtas faladas lentamente.
N4
Ler e entender passagens sobre tópicos diários familiares escritos em vocabulário básico e kanji.
É capaz de ouvir e compreender as conversas do dia-a-dia e geralmente acompanhar o seu conteúdo, desde que sejam faladas lentamente.N3Ler e compreender materiais escritos com conteúdos específicos sobre temas cotidianos.
Captar informações resumidas, como manchetes de jornais.
Ler textos um pouco difíceis encontrados em situações cotidianas e entender os pontos principais do conteúdo se algumas frases alternativas estiverem disponíveis para ajudar na compreensão.
A pessoa é capaz de ouvir e compreender conversas coerentes em situações cotidianas, faladas em velocidade quase natural, e geralmente é capaz de acompanhar seu conteúdo, bem como entender as relações entre as pessoas envolvidas.
N2
Ler materiais escritos com clareza sobre uma variedade de tópicos, como artigos e comentários em jornais e revistas, bem como críticas simples, e compreender seu conteúdo.
Ler materiais escritos sobre tópicos gerais e acompanhar suas narrativas, bem como entender a intenção dos escritores.
Compreender materiais apresentados oralmente, como conversas coerentes e reportagens, falados em velocidade quase natural em situações cotidianas, bem como em uma variedade de configurações, e é capaz de seguir suas ideias e compreender seu conteúdo. Também compreender as relações entre as pessoas envolvidas e os pontos essenciais dos materiais apresentados.
N1
Ler textos com complexidade lógica e/ou textos abstratos sobre diversos tópicos, como editoriais e críticas de jornais, e compreender tanto suas estruturas quanto seus conteúdos.
Ler materiais escritos com conteúdos profundos sobre vários tópicos e acompanhar suas narrativas, bem como entender a intenção dos escritores de forma abrangente.
Compreender materiais apresentados oralmente, como conversas coerentes, reportagens e palestras, falados em velocidade natural em uma ampla variedade de configurações, e é capaz de seguir suas ideias e compreender seu conteúdo de forma abrangente. Também entender os detalhes dos materiais apresentados, como as relações entre as pessoas envolvidas, as estruturas lógicas e os pontos essenciais.
Formato da prova
A prova tem formato de múltipla escolha, geralmente de 4 opções, separada por seções.
Abaixo uma imagem da folha de resposta para ter uma ideia de como e o formato das perguntas. Existem sites que provém testes simulados do JLPT, você pode achar algum deles mais adiante neste post.
Como estudar
Você pode estudar os conteúdos através do site conteúdos indicados no site JLPT. Para acessar os livros recomendados e vendidos pelo JLPT Clique aqui. Por exemplo, Livros publicados pela Japan Foundation e pela Japan Educational Exchanges and Services.
Mas também existem diversos modos de estudar para os testes, infelizmente para quem não tem conhecimento básico do inglês e do japonês pode ser que se torne uma tarefa mais difícil. Boa parte dos conteúdos indicados popularmente estão em inglês:
JLPT Simple Questions
Os testes estão presentes no próprio site oficial da JLPT. Servem como base para descobrir seu nível e também estudar para possíveis questões genéricas que possam cair no teste.
JLPT BootCamp
Site cheio de exercícios e conteúdos diversos. Não é possível descrever em meio a tantos conteúdos úteis, com certeza vale a pena checar.
JLPT Sensei
Site com diversos exercícios para simular seu teste, lista de kanjis e vocabulários por nível de proficiência. Um dos sites mais visitados para estudantes da língua japonesa.
Boa parte dos sites indicados acima estão em inglês, porém você pode também comprar esses livros indicados pela CBLJ, que estão disponíveis em português/japonês.
Minna no Nihongo - (N1, N2, N3, N4 e N5)
Um dos principais fortes dessa série de livros é o conteúdo de qualidade para níveis iniciais de proficiência, e sua considerável quantidade de vocabulários e conteúdo.
Você pode encontrar para compra na amazon ou em um mercado de usados.
Kanzen Master - (N1, N2, N3, N4 e N5)
Essa série de livros tem boas críticas e realmente tem um bom conteúdo para estudo. Porém se você busca estudar por conta própria talvez não seja a escolha ideal, pois algumas pessoas têm dificuldade para entender alguns dos seus conteúdos. Você pode encontrar para compra na amazon ou em um mercado de usados.
Casos que podem invalidar o Exame
Mantenha a atenção para casos comuns que podem invalidar sua prova. São alguns deles:
Se qualquer aparelho eletrônico do candidato soar ou vibrar durante o Exame.
Se você ensinar as respostas a outros, ou pedi-las a outros durante o Exame. E, se consultar dicionários, livros, anotações etc., e se utilizar o telefone celular.
Se você levar para casa o caderno de questões ou a folha-resposta, após o Exame. E, se tentar levar as questões gravadas ou anotadas ou fotografadas.
Se você divulgar pela internet ou por qualquer outro meio, e se utilizar, o conteúdo, as respostas do Exame, as fotos do caderno de questões e folha-resposta e/ou a gravação do exame de audição (incluindo infrações após o término do exame).
Você pode checar a lista completa desses casos no site da CBLJ, Clique aqui.
Depois do exame e pontuação
Para verificar o cálculo da sua pontuação, nós recomendamos que você verifique diretamente no site, junto com a data do resultado. Clique aqui.
O resultado pode ser verificado diretamente através do site da JLPT (www.jlpt.jp).
Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies, bem como com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, garantindo uma melhor funcionalidade para o usuário.